sexta-feira, 24 de junho de 2011

Metodologia X Método


É necessário que se faça antes uma distinção entre metodologia e método.
A seguir, trechos de um texto publicado pelo departamento de Artes & Design da PUC-RJ.
...
Metodologia é o estudo dos métodos e especialmente dos métodos da ciência, enquanto método é o modo de proceder, a maneira de agir, o meio propriamente.
Assim, metodologia é a ciência integrada dos métodos.
.
A metodologia não procura as soluções, mas integra os conhecimentos adquiridos sobre os métodos em vigor nas diferentes disciplinas científicas e filosóficas.
A metodologia guiada pela lógica integra a experimentação e a intuição.
.
Cada problema é acompanhado de dados específicos que o distingue de outros problemas, e o método é uma forma de apontar para diferentes caminhos, deixando o campo livre à intuição, à iniciativa, à liberdade. Assim sendo, o método não é, por si só, um meio garantido de não haver erros.
.
A prática científica não é redutível a uma sequencia de operações, de procedimentos necessários e imutáveis, de protocolos codificáveis. Tal concepção reduz o método a um procedimento “lógico”, do tipo indutivista e a pesquisa a um tipo de programa.
.
O método científico é historicamente determinado e só pode ser compreendido desta forma. O método é o reflexo das nossas necessidades e possibilidades materiais, ao mesmo tempo em que nelas interfere. Os métodos científicos transformam-se no decorrer da história. 
.

13 comentários: